Existem diversos medicamentos no mercado mundial que utilizam a forma farmacêutica de implantes ou de microesferas a partir de polímeros biodegradáveis, biocompatíveis e preenchidos com um princípio ativo de interesse terapêutico, tais como:

A farmacotécnica por trás dessas apresentações está baseada nas características dos polímeros utilizados. Com a devida combinação de polímeros, alcança-se uma liberação controlada da droga, que pode ser desde algumas horas a um ano. E isso é importante por diversos motivos. Geralmente, são medicamentos injetáveis para o tratamento de manifestações crônicas. Logo, uma administração com intervalos maiores é mais vantajosa para o paciente, assim como a exposição perene à droga é mais eficaz para a terapia.

Quando a forma farmacêutica é uma suspensão de microesferas, os produtos já estabelecidos no mercado podem ser produzidos por, ao menos, três técnicas. Veja na figura abaixo:

Os implantes são outra opção. Geralmente cilíndricos, com diâmetros variados, eles são produzidos por extrusão, como representado abaixo:

A Novageia possui experiência em PD&I e no escalonamento do processo de produção de medicamentos com as estratégias farmacotécnicas expostas acima.

Deseja receber as nossas Newsletters?