A tecnologia do DNA recombinante constitui o conjunto de técnicas e ferramentas moleculares aplicadas na área biotecnológica e farmacêutica. Essa tecnologia gera impactos profundos na medicina e no desenvolvimento de medicamentos, fornecendo estratégias inovadoras para prevenção, diagnóstico e tratamento de inúmeras condições patológicas.
Ao contrário dos produtos farmacêuticos tradicionais sintetizados por vias farmoquímicas, os produtos biológicos são fabricados por meio do cultivo de organismos vivos, constituídos por seres unicelulares (bactérias e leveduras) ou por células extraídas de mamíferos e imortalizadas para o cultivo in vitro. A informação genética, que codifica a síntese do medicamento biológico, é inserida randomicamente no genoma das células produtoras na forma de vetores plasmidiais, que agregam os fatores cis, necessários à expressão da proteína.
O fenômeno que envolve a inserção do DNA transgênico no genoma das células produtivas é essencialmente randômico, resultando em alta variação na produtividade entre os clones celulares, devido a fenômenos como sítio de inserção do transgene na cromatina, concatemerização, silenciamento gênico, etc.
A obtenção dos clones celulares para produção industrial de medicamentos biológicos requer um longo processo de obtenção e de triagem de milhares de clones até que seja obtida a linhagem celular com as características regulatórias de produtividade e de estabilidade necessárias à comercialização do medicamento.
A Novageia desenvolve, em parceria com pesquisadores e cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, um projeto científico e tecnológico para o desenvolvimento de ferramentas biomoleculares e celulares, sob forma de uma família de plasmídeos otimizados e de linhagens celulares derivadas de células produtivas CHO-DG44. Essas células são mais resistentes aos fenômenos de morte celular e apoptose, visando aumentar a previsibilidade, reduzir o esforço envolvido na seleção de clones e incrementar a produtividade na fabricação de medicamentos biológicos.
Termômetro de Análise

Deseja receber as nossas Newsletters?
